//
#OcupeEstelita 1

Este documento é uma tentativa de centralização sistematizada das informações sobre a ocupação.
Sua base são as conversas dentro e fora da internet.
Serve para facilitar a organização e distribuição das tarefas.
Quem está fazendo o quê, o quê está resolvido, o quê precisa ser feito.
É o que se conseguiu concentrar desde um ponto de vista.
Chegando lá vamos ver o que de fato acontece com todos juntos.

Como chegar?
Como participar do #OcupeEstelita?
Financiamento
Programação
Convites Especiais
Divulgação e Registro
Infra-estrutura
Autorizações e Providências
Clipagem

legenda:
itálico verde: são itens para o pessoal levar a granel e compartilhar no domingo
negrito vermelho: são tarefas ou itens ainda sem dono. quem puder assumir, se manifeste no grupo por favor, ou para quem estiver a frente do assunto.

utilize os links para acessar posts e conversas que já estão acontecendo nos demais canais.

manifestação em prol do cais josé estelita, ameaçado pelo projeto entitulado ‘novo recife’ do consórcio formado pelas construtoras moura dubeux, queiroz galvão, gl empreendimentos e ara empreendimentos que compraram o terreno da rffsa em leilão no ano de 2008. o projeto está em fase de análise na prefeitura do recife, onde não se vê posicionamento firme. qualquer intervenção na área foi suspensa por determinação do ministério público enquanto os órgãos de preservação responsáveis (iphan e fundarpe) não se manifestarem oficialmente e, caso essas instâncias sejam ultrapassadas, serão exigidos tanto pelo ministério público quanto pela população os relatórios de impacto ambiental e de vizinhança no processo de licenciamento, que ainda pode impedir a obra.

o gabarito violentamente desproporcional à massa edificada do bairro de são josé e incompatível com a paisagem de um recife horizontal, que se deu avançando metro a metro sobre as águas; o excessivo adensamento e suas consequencias; o exclusivismo em relação ao setor social a que se destina o programa do empreendimento e o abrupto corte social que ele provoca no bairro, assim como a eleição de uma frente para o projeto na direção do pina e de boa viagem, tratando o bairro como os fundos são alguns elementos concretos que apontamos, dentro da indignação que o Novo Recife nos provoca de uma forma mais ampla, porque agride profundamente nossa idéia de cidade.

a proposta do #ocupeestelita é chamar a atenção para a área e principalmente reforçar que existem muitas possibilidades de ativá-la; que a proposta da moura dubeux e queiroz galvão não é a única maneira de integrá-la à cidade, ao contrário, é uma das piores, justamente porque a conecta com uma face da cidade que não reflete sua diversidade, que não enfrenta seus problemas e que não respeita sua identidade e sua história.

a programação é aberta, não completamente previsível. inclui a princípio música, grafitagem, circuito de bicicleta ao longo de todo o perímetro do terreno, performances, piqueniques, passeios e também um espaço para discussão sobre a cidade, com informações sobre o projeto reunidas.

é um encontro festivo, mas não ameno. a indignação com o projeto previsto para a área é muito grande e é esse sentimento que alimenta a ocupação. o repúdio começa pelo nome: novo recife. pela recusa em aceitar como nova a repetição de uma lógica predatória extrativista diante da cidade, ao invés de se aproveitar uma oportunidade como esta de inventar uma nova cidade, dentro e a partir da cidade que já somos. por isso, o #ocupeestelita, tem recebido uma adesão tão grande e de grupos tão diversificados, tanto no meio virtual onde sua organização está concentrada, quanto no espaço concreto da cidade.

vale lembrar que não é uma ocupação como a que aconteceu em nova york e reverberou em tantos outros lugares. primeiro porque ela tem uma duração determinada, é um evento de um dia (das 9h às 16h do domingo 15.04.12) e segundo porque, embora absolutamente conectada com uma discussão mais ampla sobre os rumos da cidade, aqui temos um direcionamento muito claro da manifestação, contra o projeto previsto pelas contrutoras, contra a conivência do poder público com ele e a favor de um uso mais responsável e democrático dessa propriedade, ainda que privada.

o anúncio oficial da ocupação aconteceu dia 13.04.12 em recife, quando o diretor de cinema cláudio assis interrompeu a reunião de abertura da conferência ‘pernambuco no clima’, evento preparatório da rio/clima e da rio+20 para pedir em nome do grupo que o governador eduardo campos distribuísse uma carta convite aberta a todos os participantes, dentre eles o prefeito joão da costa e gilberto gil.

É feliz a coincidência entre a realização desta reunião que articula idéias que partem para a escala global, ao mesmo tempo em que, na escala local, ferve o debate sobre planejamento urbano sustentável e humano, através da mobilização da sociedade civil no #OcupeEstelita. Por isso, o Grupo Direitos Urbanos | Recife (https://www.facebook.com/groups/233491833415070/) enviou uma carta aberta aos participantes da reunião, convidando-os para também ocuparem o Cais José Estelita no domingo. Afinal, a pauta dos dois eventos é a mesma: local e global se confundem.

a organização do #ocupeestelita está acontecendo de forma descentralizada, difusa. os debates sobre este e outros projetos já estavam acontecendo em alguns grupos na internet e em eventos na cidade como as audiências públicas. num desses grupos surgiu a idéia da ocupação e rapidamente grupos menores foram se organizando e assumindo tarefas específicas, ao passo que as idéias iam sendo discutidas coletivamente com as ferramentas disponíveis. como alguém comentou num desses grupos, é muito poderoso uma pessoa se sentir representada pela outra, não porque burocraticamente votou nela num sistema de cotas, mas porque amadureceram juntos, apesar das diferenças, pensamentos e sentimentos em relação à sociedade que compartilham, nesse caso, materializada na cidade.

o organização está acontecendo principalmente através do grupo direitos urbanos | recife, e do evento ocupação & manifesto | cais josé estelita no facebook.

a discussão pela internet acontece também em outros grupos, como por exemplo:
salve o cais josé estelita
contra o projeto novo recife.
no twiter: https://twitter.com/#!/NovoRecifeNao.
fotos em : http://www.flickr.com/photos/direitosurbanos/

o abaixo assinado contra o projeto novo recife foi assinado até 12.04.12 por  2.230 pessoas.

IMPORTANTE: NO DOMINGO VAMOS OCUPAR SOMENTE AS CALÇADAS!
É MUITO ESPAÇO! NÃO VAMOS ENTRAR NA VIA, NEM NO TERRENO!!!

_______________________

COMO CHEGAR?
.

descrição da área
fotos de uma das visitas de reconhecimento
google maps.

PONTO DE ENCONTROmarquise dos galpões ao lado do viaduto capitão temudo, próximo ao cabanga.

bicicleta é o ideal!
lembrar somente que não há passagem por baixo do viaduto das 5 pontas. quem não quiser atravessar por cima dele precisa vir pelo outro lado. (há um acesso sob os trilhos entre a avenida sul e a rua vila nova cabanga, na altura da rua brito.
– 8:30h encontro na praça do derby para seguir em grupo para o cais, marcado por kleber teixeira.
– 9:00h segunda saída marcada por cezar martins

há pontos de ônibus dos dois lados da avenida, na altura dos grandes tonéis de metal. estas são as linhas que passam por lá. clicando em cada linha se vê todo seu itinerário. (lembrar que tem sport x santa cruz às 16h, então é melhor evitar esse horário.)

quem puder, venha de barco! a maré vai estar alta no fim da manhã e será possível atracar no cais.
o veleiro ave rara, vencedor das duas últimas regatas recife-noronha, vai percorrer o rio convidando os barqueiros para o seguirem até o cais.
conforme o jc, as associações aspan, apime e ecos alugaram um outro barco que saíra do marco zero às 9h e chegará no cais às 13h aproximadamente.

a prefeitura aprovou uma lei que prevê a eliminação das carroças na cidade em dois anos. não sabe lidar com um problema, proibe para fingir que ele não existe. os carroceiros serão bem vindos no cais no domingo. vamos precisar de ajuda para transportar gente e coisas por lá!

muita gente vai levar coisas pesadas pro cais, então quem precisar ir de carro pode estacionar nas ruas bonsucesso e vila nova cabanga. lembrar que a área está em obras.
por motivos óbvios, pedimos que os carros sejam usados como última opção.

COMO PARTICIPAR DO #OCUPEESTELITA?

estão todos convidados a chegarem no cais no domingo à partir das 9h.

não há análise ou aprovação de propostas, a programação é aberta.
muita gente está desenrolando propostas por conta e vai simplesmente colocar pra acontecer na hora.

para o que precisa ser feito em conjunto, tem gente individualmente assumindo tarefas simples.
e pequenos grupos estão se organizando naturalmente para dar conta de cada tarefa.
pra fazer as coisas andarem tem que puxar uma conversa privada de uns quatro ou cinco mais interessados que vão compartilhando com o grupo conforme necessário.
estamos filtrando esses compartilhamentos e organizando aqui para facilitar a articulação dos pedacinhos que cada um pode fazer.

FINANCIAMENTO

CADA UM: tem gente se dispondo a bancar pequenas despesas individualmente.

COTAS PRÉVIAS: tem um outro pessoal que está organizando cotinhas sem fins específicos ao longo dessa semana, para cobrir os custos de quem bancou despesas maiores no período de organização (guardem os recibos!).

COTAS PARA RESSARCIMENTO: quem assumiu despesas na organização vai passar o chapéu no domingo. quem quiser contribuir, leve a sua cota, por favor!
Natalia Brown vai centralizar isso no cais. Quem quiser pedir devolução e quem quiser contribuir pode procurá-la.

A GRANEL: alguns itens que vamos precisar podem ser oferecidos ou emprestados por cada um de um jeito mais disperso, a granel. neste post se começou uma lista deles. e aqui neste documento esses itens aparecem em verde itálico. quem tiver deles em casa, leve para compartilhar, por favor.
(precisamos de três ou quatro pessoas para receber o que a galera trouxer emprestado, sinalizar o lugar de recebimento com uma faixa ou cartaz e providenciar um jeito de identificar as coisas para poder devolver depois).

PROGRAMAÇÃO

para propor alguma atividade, oferecer ajuda, ou pedir apoio pra sua proposta preencha esta ficha, ou publique diretamente no grupo. não dá prá garantir que conseguiremos a estrutura necessária pra todas as propostas, mas vamos nos articulando e somando os esforços pra isso. para obter informações, acompanhe a conversa com joão lucas.

CAIS SONORO – PARTICIPAÇÕES CONFIRMADAS:
a la ursa teimosinha – escola mangue de brasilia teimosa
– quarteto estelita (pedro andrade, vicente, marcelo campelo e fred): improvisação
– capim santo –  coletivo artístico cultural peixinhos (CAC- Peixinhos)
– hellcife sound system
– petruchio – circo vivant
– rebate – grupo percursivo
– ortinho
– german rá
– matheus mota e ogrupo varal
– ipanema jihad (flávio emanuel)
– projeto diaton
– igor taborg – caapora

EQUIPAMENTOS:
– já temos um ponto de energia elétrica!
– artur rocha vai trazer 80m de extensão, quem tiver em casa pode trazer também
– flávio emanuel do N.A.V.E. ofereceu 2 PAs, 3 microfones e 1 mesa de 16 canais
– pessoal do coque-vive e do cac-peixinhos também vai disponibilizar equipamentos

PRAIA DO ESTELITA
– pique-nique: quem quiser pode levar cadeiras de praia, guarda-sóis, esteiras. a maior parte da calçada não é pavimentada e tem um pouco de grama sob as árvores. vamos nos instalar nas calçadas do cais e nas praças do cabanga. teremos atenção especial com as crianças!
– as pipas são bem vindas.
– conseguimos um ponto de abastecimento d’água para encher a piscina de 3mil litros! tragam os maiôs!
– levar piscinas pequenas e bacias grandes para espalhar pelas calçadas.
(precisamos de uma bomba como as que enchem os colchões infláveis!!)

IMPRESSÕES E CAMISETAS
– muita gente está produzindo material gráfico pra ocupação: aqui alguns links
marca e cartazes feitos por henrique mafra: arquivos abertos no 4shared
cartaz de daaniel araujo
chamada compartilhada por karina buhr
cartaz-colagem

– no domingo, stencil com heitor martins e com cris cavalcanti (contribuições em latas de spray são bem vindas)

BICICLETAS
PARA CHEGAR: derby-cais 8:30h (página do evento)
DURANTE A OCUPAÇÃO: giros de bike em torno do terreno, passando pelo cais e pelo bairro de são josé.

GRAFITAGEM
rede de resistência solidária – galo de souza vai grafitar a fachada dos galpões
quem tiver tinta e spray em casa, traga!

OFICINAS
OFICINA MAPAS DO DESEJO: rachel elis: Construção de mapas coletivos que sistematizam os desejos dos usuários e residentes do Estelita quanto à idéia de desenvolvimento do local. quem tiver revistas antigas pra oferecer, por favor leve.
OFICINA DE PINHOLE: ju brainer sugeriu oficina de pinhole e se dispôs a ajudar com material (para revelar é preciso um laboratório). (alguém se interessa em fazer a oficina?)

(organizar concentração de guarda-sóis e toldos de praia na parte mais próxima do cinco pontas pra receber as oficinas.)
MANIFESTO

DOCUMENTO: carta para iphan e fundarpe em resposta à audiência pública: divulgação da minuta e convocação para o ato de entrega

DOCUMENTO: carta ocupeestelita: elaborar documento oficial da ocupação

DOCUMENTO: abaixo-assinado contra os viadutos da agamenon e a favor de uma linha tronco de transporte público realmente eficiente: elaborar o texto e iniciar assinaturas

DOCUMENTO: abaixo-assinado contra o projeto novo recife: continuação das assinaturas

MANIFESTAÇÃO: faixas

BASE DE INFORMAÇÕES: montar uma bancada e painéis com material impresso e computadores para acessar as informações e discutir o projeto. (definir uma equipe para isso). falar com rebeca.

DEBATE: (definir temas e participantes. providenciar microfone, caixa de som e energia.)

ALIMENTAÇÃO (em construção)

– Convidar ambulantes


– Dona Maria do Bar do Cabo vai especialmente abrir no domingo o seu restaurante ali perto, onde era o antigo restaurante da Nona ! (detalhes em breve)

CONVITES ESPECIAIS

CONVITES INDIVIDUAIS: para convites individuais das pessoas que são conhecidas publicamente e que podem dar uma força extra pra ocupação diante da mídia oficial declarando publicamente o apoio, ana portella sugeriu um textinho padrão que cada um pode mandar para os contatos que tiver.
aqui está a lista com as pessoas que ela já convidou.
quem for enviar novos convites, por favor dê uma olhada na lista antes para não perturbar as pessoas com muitas repetições. quando alguém novo for convidado, favor anotar na lista também. avisar cristina sobre as confirmações para atualização da lista abaixo.

GRUPOS E MOVIMENTOS: todos tem atentado para a necessidade de contatar diretamente os movimentos sociais organizados e os moradores do entorno. quem tiver contato num destes lugares, por favor converse sobre o projeto e divulgue a ocupação. esta é uma lista de pontos que estão sendo sugeridos nas conversas.
– escola mangue de brasília teimosa
– coque vive
– ilha sem deus – rádio comunitária carangueijo-uça
– quem mais?

PRESENÇAS CONFIRMADAS:
(gente, não quer dizer que vai ter show de todo mundo. a galera vai estar lá declarando apoio):

Roger de Renor Apresentador (e muito mais…)
Cristiano Lenhardt Artista plástico
Edson Barrus Artista plástico
Félix Farfan Artista plástico
Flávio Emanuel Artista plástico
Gil Vicente Artista plástico
Jonathas de Andrade Artista plástico
Fernando Peres Artista plástico
Yann Beauvais Artista e filmmaker
Maria Eduarda Gusmão Bailarina
Kleber Mendonça Filho Cineasta
Bidu Queiroz Cineasta
Lírio Ferreira Cineasta
Nilton Pereira Cineasta
Pedro Severien Cineasta
Renata Pinheiro Cineasta
Marcelo Pedroso Cineasta
Marcelo Luna Cineasta
Gilson Martins Cineasta
Marcelo Pinheiro Cineasta
Claudio Barroso Cineasta
Cristiano Tejo Curadora
H D Mabuse Designer (e muito mais…)
Lala K DJ
Dona Maria e suas filhas Dona do Bar do Cabo em Brasília
Fred Jordão Fotógrafo
Xirumba Fotógrafo
José Otávio de Souza Fotógrafo
Xico Sá Jornalista
Renato Lins Jornalista
Johnny Hooker Músico
Fabinho Trummer (Eddie Original) Músico
Catarina Deejah Músico
Paulo André Moraes Produtor
João Junior Produtor
Gutie Produtor
Carlota Pereira Produtor

DIVULGAÇÃO E REGISTRO (em construção)


HASHTAG
A hashtag oficial do evento é, claro, #OcupeEstelita. Todo mundo pode divulgar via twitter, instagram ou outra rede com ela.

GRÁFICO
cartazes, camisetas, flyers, panfletos (inserir links do fcbk + 4shared

IMPRENSA
– estamos produzindo o release. mas já tem muito material circulando. ver o clipping no final deste documento.
– idéia boa sem execução ainda: anúncio no rádio.

FILMAGEM E FOTOS
-muita gente instigando!

TRANSMISSÃO
pedro luna criou o  livestream.com/ocupeestelita para transmitir ao vivo no domingo. até lá vai passar nesse canal vídeos relacionados, (pediu contribuições para os vídeos).

(ainda não temos 3g disponível).

INFRA-ESTRUTURA

LIXO

estamos negociando instalação de lixeiras grandes, mas é muito importante que cada um leve sacos para recolher o seu lixo e o que encontrar pelo caminho!!! atenção!!!

ABRIGO

LONAS INSTALADAS NA ESTRUTURA DA MARQUISE :
para proteger a gente do sol e os equipamentos caso chova.
– quem tiver lonas grandes e cabos como os de varal ou arame, leve.
– precisamos de pelo menos uma escada grande, quem tem?

GUARDA-SÓIS ESPALHADOS PELO CAIS:
cada um leva o seu guarda-sol para usar e para emprestar, dá para fincá-los na maior parte da calçada, pois não é toda pavimentada. quem tiver latas com brita ou areia, ou garrafões d’água, leve também para instalar no calçadão à beira do rio.

TOLDOS:
– pedro andrade conseguiu um toldo de 3×3 m emprestado ! este seria o das crianças na pracinha.
– marcelo pedroso orçou em 250 reais um toldo de 5 x 5 m. se não conseguirmos outros na brodagem, quem se habilita a bancar, guardar recibos e passar chapéu no domingo? aqui a conversa.

AUTORIZAÇÕES E PROVIDÊNCIAS

TRÂNSITO (CTTU):

informada em ofício enviado por fabianna pepeu e ravena cajuína.
https://www.facebook.com/groups/233491833415070/permalink/243359962428257/
ideal seria pedirmos cavaletes ao longo de toda a extensão da guia pois a calçada é muito extensa, mas estreita pra quantidade de gente que tá confirmando.

LIMPEZA E CAPINAGEM (EMLURB)

capinagem e limpeza no dia 11.04. fotos.

NA IMPRENSA

antes do domingo:
Jornal do Comércio-Cidades – 14.04.12: Unidos para preservar o cais
Diário de Pernambuco – 14.04.12 : Painel Aurora
Bruno Maia – 11.04.12: Os verdadeiros tubarões e a importância do Ocupe Estelita
Blog do Jamildo – 10.04.12: Manifesto Ocupe Estelita protesta contra o projeto Novo Recife, no domingo
Observatório do Recife – 10.04.12: Manifesto Ocupe Estelita protesta contra o projeto Novo Recife neste domingo
Diário de Pernambuco – 08.04.12: Mobilização sem jogo político

#OcupeEstelita na reunião ‘pernambuco no clima’
Release sobre o convite: https://www.facebook.com/groups/233491833415070/doc/246181578812762/

Discussão

31 comentários sobre “#OcupeEstelita 1

  1. Sem dúvida, estarei lá e disposto a trabalhar pelo sucesso do protesto/evento.
    Carlos Bayma.

    Publicado por Carlos Bayma | 11 11-03:00 abril 11-03:00 2012, 18:46
  2. Estou nessa, desde sempre!

    Além da disposição para ajudar no que for preciso, levarei 100 sacos plásticos de 50L – para recolhimento do lixo…

    Wedja Martins

    maria.wedja@gmail.com

    Publicado por Wedja Martins | 12 12-03:00 abril 12-03:00 2012, 11:13
  3. A cidade não pode se transformar num museu. Qual a proposta de vocês pra areá em questão? Ocupar por ocupar? Isso é crime.

    Publicado por Cleryston Rodrigues Leandro de Oliveira | 13 13-03:00 abril 13-03:00 2012, 07:47
    • Informe-se melhor, camarada. Procure a pagina “FAQ – Projeto Novo Recife” e entenderá melhor qual a opinião sobre a área. Quanto à ocupação não é uma ocupação do terreno, nem é permanente. Está explicado aí no texto.

      Publicado por Leonardo Cisneiros | 13 13-03:00 abril 13-03:00 2012, 09:22
  4. Rádio – vou tentar CBN – amanhã.
    Mas não sei se rola

    Publicado por Jane Pinheiro | 13 13-03:00 abril 13-03:00 2012, 18:38
  5. galera, e a alimentação??

    Publicado por João Augusto Dias | 14 14-03:00 abril 14-03:00 2012, 01:04
  6. Homenagem a semana dos beatles aqui em recife e ao #OcupeEstelita!!!

    Publicado por João Augusto Dias | 14 14-03:00 abril 14-03:00 2012, 10:54
  7. Apoio completamente o movimento e assino qualquer material em defesa. Se quiserem podem colocar meu nome!!!! Não estarei presente pois vivo fora do Brasil, mas acompanho pela internet. Os deixo mais material: http://lagentprovocateur.wordpress.com/2012/04/14/2-accion-reaccion-02-ojala-recife-tenga-su-orilla-del-turia/

    Publicado por AlxBahia | 14 14-03:00 abril 14-03:00 2012, 12:37
    • valeu, cara! vai ter streaming! é que eu tou na loucura da organização agora, é complicado de procurar.. mas segue a tag no twitter e o twitter da ocupação, lá tem o link do streaming! valeu!

      Publicado por Leonardo Cisneiros | 14 14-03:00 abril 14-03:00 2012, 22:15
  8. Gente, sobre o financiamente deveria-se tentar isso aqui na próxima vez: http://catarse.me/pt
    Um exemplo, recebi este nessa semana: http://catarse.me/pt/projects/582-pimp-my-carroca
    Daí poderia-se discriminar bem as despesas, fazer um video convidando as pessoa para participar e lançar, ou seja, passar o chapéu depois. Alem de prestar contas no final né?
    Bom, são ideias…

    Publicado por João Augusto Dias | 14 14-03:00 abril 14-03:00 2012, 13:39
    • Valeu, João! Eu ate tinha comentado desse projeto mesmo para um cara que está fazendo um documentário sobre carroceiros aqui! 🙂 O problema foi que a gente achou que estava em cima demais para organizar o que era necessário para o catarse.me, mas outras ocasiões virão. (embora a gente preferisse que os protestos não fossem mais necessários..rs)

      Publicado por Leonardo Cisneiros | 14 14-03:00 abril 14-03:00 2012, 22:17
  9. OLHA QUE LUGAR MASSA PRA FAZERMOS UM GRANDE PICNIC!!! BORA MOVIMENTAR ESSA NOVA OCUPAÇÃO???

    Publicado por Josildo Maia | 21 21-03:00 dezembro 21-03:00 2012, 14:33
  10. Também não quero esse “Novo Recife”.Vai ser bom pra quem?Pra mim é que não vai!A cidade não estar um museu.O meu Recife é história viva.Acho ele lindo.Minha ‘Veneza Brasileira’ ❤

    Publicado por Priscila Honorato | 26 26-03:00 maio 26-03:00 2013, 20:50
  11. Prezados, tenho acompanhado com preocupação o desenrolar desse projeto vergonhoso chamado ironicamente: “Novo Recife”. Creio que a melhor solução seria a construtora mudar o projeto dessas porcarias de torres numa área histórica por outras construções com no máximo 3-4-5 andares. Creio que uma grande alternativa seria que essas construções mais baixas poderiam ser de arquitetura colonial, baseada no sobrado recifense e, por que não? na arquitetura holandesa. Ambas construções comportariam prédios de 4-5 andares, ficaria incorporada ao ambiente histórico, não agrediria o meio ambiente e criaria uma área turística e de lazer. Essa alternativa seria comercializada normalmente para afins diversos, pela construtora. Lembro que essa proposta que apresento seria dentro de uma área densamente arborizada (espécies exclusivas da mata atlântica original), áreas de convivência, mirantes, ciclovia com largura decente e calçadões. Creio que seria uma alternativa que agradaria e atenderia a todos. Já pensaram, o visual desse lugar ficaria? Parecido com Aruba com aquelas construções de inspiração holandesa, lembro que o Cais José Estelita ou fez parte da antiga Mauritzstadt, ou ficou muito próximo daquela cidade construída por Nassau, daí a idéia da arquitetura holandesa.

    Publicado por joão | 1 01-03:00 junho 01-03:00 2014, 23:38
  12. Adorei a camada de pau que a PM deu em vcs!

    Publicado por Moishe | 22 22-03:00 junho 22-03:00 2014, 17:59

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: (2) accion-(re)acción (02) ¡Ojalá Recife tenga su orilla del Turia! « lagentprovocateur - 14 14-03:00 abril 14-03:00 2012

  2. Pingback: Ocupe estelita « centro escola mangue - 16 16-03:00 abril 16-03:00 2012

  3. Pingback: Ativismo de sofá e a metáfora dos universos paralelos « Sociotramas - 23 23-03:00 julho 23-03:00 2012

  4. Pingback: Occupy Estelita | Eyes On Recife - 15 15-03:00 abril 15-03:00 2013

  5. Pingback: Móveis Coloniais de Acaju, Siba e Marcelo Jeneci - Abril Pro Rock Parte II | RockinPress - 21 21-03:00 abril 21-03:00 2013

  6. Pingback: D E S P E R T E – Intervenções urbanas | a3 Coletivo - 10 10-03:00 junho 10-03:00 2014

  7. Pingback: Crítica do Filme O Som ao Redor | Gaveteiro - 16 16-03:00 junho 16-03:00 2014

  8. Pingback: O d e s p e r t a r de uma cidade | a3 Coletivo - 2 02-03:00 julho 02-03:00 2014

  9. Pingback: Música experimental em Recife » linda - 22 22-03:00 setembro 22-03:00 2014

  10. Pingback: Recife Batalla por su cielo | BrasilArq - 4 04-03:00 junho 04-03:00 2015

  11. Pingback: O Cais Estelita promete voltar a fever… – A Tal Mineira - 24 24-03:00 novembro 24-03:00 2017

Deixe um comentário