//
[antigo] Calendário

Reunimos os principais eventos relativos às temáticas de interesse para o Direitos Urbanos. Listamos aqui audiências públicas, mobilizações e protestos, seminários, reuniões abertas, passeios ciclisticos e outros. Para acrescentar informações ao calendário, por favor envie para calendario@direitosurbanos.org.

DEZEMBRO

[08.12.12] – TEDxRecife Antigo.
//das 8:00h às 18:30h no Recife Antigo.
Inscrições e informações: www.tedxrecifeantigo.com.br

OUTUBRO

[30.10.12] – Encerramento das Inscrições TEDxRecife Antigo.
“a inscrição é até dia dia 30… caprichem nas respostas! http://tedxrecifeantigo.com.br/inscricao.
já são mais de 3 mil inscritos… serão selecionados 200 participantes para compor a platéia presencial de forma o mais heterogênea e surpreendente possível (não importa a faixa etária, área acadêmica, atuação profissional ou formação cultural, todos têm chance).
mas serão muitos polos de transmissão na capital, no interior, em vários estados do brasil e países do mundo… além de todos poderem acompanhar pela web.” – Cris Lacerda.
Mais informações: “Recife sedia evento que questiona o que a cidade precisa para melhorar” – G1_13.10.12.

[26.10.12] – Apresentação do Relatório sobre financeirização da produção habitacional (Relatoria da ONU para o Direito a Moradia Adequada e CUNY).
// das 13:00h às 15:00h na City University of New York (CUNY)
‎”No dia 26 de outubro, das 13h às 15h, a Relatora da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik, apresentará seu relatório sobre financeirização da produção habitacional na , em evento promovido por acadêmicos, ativistas e integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil. O debate será transmitido ao vivo pela Internet.” – de Direito à Cidade.
Para ler o relatório: http://direitoamoradia.org/?cat=216&lang=pt.

[24.10.11] Consulta pública: “Segurança da posse: pedra fundamental do direito à moradia adequada” (Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos e Relatoria das ONU para Moradia Adequada).
// Palais des Nations, sala XI
O Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos tem a honra de convidar representantes de Estados, organizações intergovernamentais, instituições nacionais dos direitos humanos, organizações não governamentais e outros interessados a comparecer à consulta pública convocada pela Relatora Especial para moradia adequada, Raquel Rolnik, sobre “Segurança de Posse: pedra fundamental do direito à moradia adequada ”.
O Conselho dos Direitos Humanos, na sua resolução 15/8, solicitou que a Relatora Especial para moradia adequada atuasse para:
“Identificar as melhores práticas, bem como os desafios e obstáculos para a realização completa do direito à moradia adequada e identificar lacunas na proteção nesse sentido;
Dar ênfase especial às soluções práticas no que diz respeito à implementação dos direitos relevantes ao mandado;
Prestar atenção especial às necessidades das pessoas em situações vulneráveis, bem como àquelas pertencentes a grupos marginalizados.” – de direitoacidade.org.
Mais informações: Special Rapporteur on the right to adequate housing, OHCHR – United Nations Office at Geneva, Telefone: + 41 22 917 93 68, email: tenureproject@ohchr.org.

[22.10.12] – Debate sobre as transformações urbanas no centro do Recife – Exposição “Recife em Retratos” de Raul Kawakura. (Centro Cultural Brasil Alemanha)
// a partir das 19:30h no CCBA – Centro Cultural Brasil Alemanha, Rua do Sossego, 364 – Boa Vista.
“Convido a todos a participarem do debate (Kulturforum) para uma reflexão sobre as transformações urbanas no centro do Recife nos bairros da Boa Vista, São José, Santo Antônio, Recife Antigo e Santo Amaro. Em parceria com especialista, instituições, artistas e agentes de cultura relacionados direta ou indiretamente ao centro do cidade. O debate é um desdobramento da exposiçao “Recife em Retratos” cuja abertura é nesta quinta feira a partir das 19h30.
Mais informações: exposição no Facebook
INFORMAÇÕES: Fone (81) 3421.2173 | imprensa@ccba.org.br

. AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA .

[08.10.12 a 01.11.12] – Brechó Cultural da Ilha de Deus: Oficinas.  (Caranguejo-Uçá)
// na Ilha de Deus.
“O Brechó cultural trata-se de uma intervenção de caráter a cerca da identidade cultural do Recife e claro abordamos a cada edição uma temática pertinente a realidade politica que apresenta-se no meio urbano , uma ação que visa uma politica de paz entre as comunidades da periferia da nossa cidade, assim como a resistência dos paceiros espalhados em Pernambuco e apresentamos três pilares são eles: seminário que ocorreu no dia 28 de setembro(Recursos Hídricos na preservação e sustentabilidade dos territórios pesqueiros de PE),de 16 á 26 de Outubro as oficinas de Graffiti, foto e produção de vídeo e serigrafia e no dia 24 de Novembro a programação cultural e feira de iguarias que tem inicio das 14:00h as 03:00h.” – Edson Cruz.
Os shows contam com Spok, Bantus Reggae, Sem Peneira pra Suco Sujo, Pácua e Viasat, Dona Cila do Côco e mais.
Mais informações no Blog da Ação Comunitária Caranguejo-Uçá ou pelos telefones 81.8703.8739 e  81.8862.2062.

. AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA .

[19.10.12] – Questões Urbanas: “A navegabilidade no Recife Metropolitano” – Palestra de José Brito, Engenheiro do escritório Planejamento & Projetos Integrados  (Aliança Francesa)
//a partir das 19:00h na Aliança Francesa – Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby
Apresentação de alternativas ao plano de navegação do Capibaribe, cujo estudo de impacto ambiental foi apresentado pelo Governo do Estado na última semana.
Mais informações no site da Aliança Francesa e no Blog do Jamildo.

. AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA . AGORA .

[15.10.12] – Conferência: As grandes transformações de Bogotá e suas referências para um novo Recife – Ricardo Montezuma
//no auditório da Fiepe, Avenida Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro.
Mais informações no Blog do Magno Martins.

[12.10.12] – Bike Anjinho e Bicicletadinha (Bicicletada Recife)
// concentração a partir das 9:00h na pracinha em frente ao Parque da Jaqueira.
“A criançada vai fazer a festa numa manhã dedicada exclusivamente para elas.
Bike Anjinho – Leve seu filho ou filha pra se livrar das rodinhas!!!!
Troca-troca – Peça pra sua criança levar brinquedos em bom estado que ela não curta mais brincar pra trocar por outro que ela irá se esbaldar de brincar… é melhor do que comprar!!!
Café da manhã – Faremos um grande pic nic, leve sua cestinha…
Contação de Histórias, Oficina de Fantoche, Pintura livre e muito mais…
Bicicletadinha – Concentração na pracinha em frente a Jaqueira!
Nada melhor que vários sorrisos de crianças para postergar sentimentos de tristeza e desolação gerados pelos últimos acontecimentos…”
Maiores informações no evento do facebook.

[11.10.12] – Plenária: Balanço da Candidatura de Edilson Silva e Primeiras Propostas para o Gabinete Paralelo à Câmara (PSol)
// a partir das 19:00h na Sede do Psol, Rua Visconde de Goiânia, 15-A na Boa Vista.
Maiores informações: Debate no grupo direitos urbanos: proposta de Edilson, comentário de Leon Vitor sobre o coeficiente eleitoral. E no Blog de Edilson Silva: “13.661 vezes muito obrigado! Vamos assumir nosso mandato! Somos o 40º vereador do Recife!” de 08.10.12.

[11.10.12] – Ghost Bike para Roberto (Bicicletada Recife)
// a partir das 20:00h na bifurcação entre as Avenidas Beberibe e Cidade do Monteiro.
“Será fixada a Ghost Bike em singela homenagem à Roberto Márcio da Silva.
A bicicleta branca é uma monumento à um(a) ciclista assassinado(a) pela violência motorizada e são várias espalhadas pelo mundo inteiro.
Trata-se de um momento de solene homenagem aos que perdem a vida em virtude da atitude irresponsável de um motorista. Além de uma forma de chamar a atenção da sociedade para mobilizarem-se em função de pressionar o Poder Público a enfrentar esse problema de maneira concreta!
Neste momento, gostaríamos de respeitosamente convidar a família e amigos de Roberto para que, junto conosco, façamos uma ação de honra a sua memória!”
Maiores informações no evento do facebook.

[09.10.12] – Audiência Pública: navegabilidade do Rio Capibaribe (CPRH e Secretaria Estadual das Cidades)
// a partir das 14:30h na Secretaria das Cidades, Rua Gervásio Pires, 399 na Boa Vista.
São pontos importantes:
– A convivência com outras embarcações;
– As margens, pela preservação ambiental e também pelas pessoas que vivem o mangue;
– A efetividade do sistema de integração;
– O trajeto: justificativa e alternativas para a divisão em dois trechos não contínuos.
Maiores informações: “Rumo do Rio Capibaribe em debate” – JC, 08.10.12

AGOSTO

[11.08.12] – #OcupeAgamenon (Grupo Direitos Urbanos)
// a partir das 10:00h na Praça do Parque Amorim
O caba tá em dúvida, hora de fazer pressão! #OcupeAgamenon JÁ!
Com a proximidade das eleições, o tema dos viadutos da Agamenon voltou à pauta. Várias entidades como o CREA, o IAB, o Clube de Engenharia já se posicionaram contra a obra, desmontando os argumentos técnicos utilizados em sua justificativa. O Ministério Público conseguiu que o governo concordasse em fazer os estudos de impacto que tinham que ter sido feitos antes da definição do projeto. A publicação da carta de Múcio Jucá ao Governo do Estado teve grande repercussão e foi seguida da declaração de inversão de postura, agora mais cautelosa, de Eduardo Campos em relação ao processo de aprovação do projeto. Agora é hora de voltarmos a pressionar o governo para suspender essa obra que irá criar uma cicatriz no meio do Recife, uma catástrofe urbanística que ficará por décadas como um marco negativo da cidade.
Mais informações:
Evento no Facebook
Campanha reacende debate dos viadutos da Agamenon e ativistas fazem OcupeAgamenon” Blog do Jamildo – 27.07.12
#OcupeAgamenon. Todos contra os viadutos da Agamenon Magalhães” JC – 27.07.12

[06.08.12] – Ciclo Recife Debate: Encontro com os candidatos Jair Pedro, Roberto Numeriano, Edna Costa e Esteves Jacinto (Clube de Engenharia de PE e ASSEMP)
// a partir das 8:00h no restaurante do Clube Português do Recife – Av. Cons. Rosa e Silva, 172, Aflitos.
“Durante o café da manhã (por adesão), os candidatos terão 20 minutos para apresentar suas propostas e depois responderão às perguntas da plateia. O formato proposto não permite que os candidatos façam perguntas entre si.”
Taxa de adesão; R$ 25,00
Mais informações postadas por Nadja Falcone no grupo Direitos Urbanos

[03.08.12] – Ato pela Reabertura da Ala Infantil da Biblioteca Estadual
// das 15:00h às 18:00h na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco na Rua João Lira, s/nº em Santo Amaro
“Para mostrar que há pessoas atentas ao descaso com importantes espaços públicos do Recife, um grupo de mães irá desenvolver uma série de atividades lúdicas com crianças e adolescentes. Se você tem filhos, e algum tempo livre, participe das atividades. É com mobilização que se consegue mostrar ao poder público constituído que os gestores são servidores do povo.
Leve livros, almofadas, cartolinas, tintas, pincéis, massa de modelar, argila e o que mais achar bacana.
Porque ler é o grande barato!”
Mais informações no Evento do Facebook e com Patrícia Carvalho, Fabianna Pepeu e Tathianne Quesado.

[02.08.12] – Binário Arraial-Encanamento: Elaboração e assinatura de documento com sugestões à CTTU (Cicloação)
// das 18:30h às 21:00h no coreto da Praça do Derby
“Galera, estarei nesta quinta-feira das 18h30 às 21h e no sábado das 10h às 12h coletando assinaturas para dar uma força maior às sugestões. Também está aberto á comentário. Espero vocês no coreto da Praça do Derby! Quem não puder esses dias e horários, fala comigo para a gente marcar aqui no Parnamirim.” Daniel Valença
Mais informações: Minuta do texto que será assinado; Evento no Facebook

JULHO 

[30.07.12] – Ciclo Recife Debate: Encontro com os candidatos Humberto Costa e Daniel Coelho (Clube de Engenharia de PE e ASSEMP)
// a partir das 8:00h no restaurante do Clube Português do Recife – Av. Cons. Rosa e Silva, 172, Aflitos.
“Durante o café da manhã (por adesão), os candidatos terão 20 minutos para apresentar suas propostas e depois responderão às perguntas da plateia. O formato proposto não permite que os candidatos façam perguntas entre si.”
Taxa de adesão; R$ 25,00
Mais informações postadas por Nadja Falcone no grupo Direitos Urbanos

[28.07.12] – Convenção de Fundação do Partido Pirata (Partido Pirata)
// a partir das 14:00h no Centro Social Nossa Senhora da Soledade – Atrás da Igreja da Soledade na Boa Vista.
” precisamos de 101 membros fundadores, então, quem estiver interessado em conhecer piratas de todo o Brasil e nosso objetivo de participação popular e democracia plena e, quem sabe,talvez vir a ser um fundador também apareçam por lá! abraços e AHOY! P-).” Mauricio Bandeira
Mais informações:
Site do Partido Pirata,
Funpage do Encontro Nacional do Movimento Pirata do Brasil,
Convenção de Fundação no Facebook,
Matéria no Blog do Jamildo

[28.07.12] – #Garagem Resiste – Ato Político e Cultural em Defesa do Capibaribe (Articulação dos Atingidos pelas Ações da PCR nas margens do Capibaribe e Movimento Ecossocialista de Perambuco)
// a partir das 17:00h no terreno do antigo Bar Garagem, cabeceira da Ponte da Torre.
A demolição do Bar Garagem há três anos versus a consolidação da ocupação da margem dos rios do Recife por condomínios e outros empreendimentos, como o Shopping Rio Mar é símbolo dos dois pesos e duas medidas que são utilizadas na aplicação das leis ambientais e urbanísticas na cidade.
“A luta em defesa do Rio Capibaribe, contra a especulação imobiliária em suas margens protegidas por lei, segue como uma das prioridades da luta por um meio urbano minimamente razoável para se viver. Por isso, vamos lembrar os três anos de resistência do território onde funcionava o Bar Garagem com uma atividade político-cultural… Faremos painéis com debatedores falando sobre as ocupações irregulares nas margens do Capibaribe; varal temático com os jornais que publicaram as inverdades da PCR sobre a Avenida Beira Rio; depoimentos dos moradores que foram expulsos de seus terrenos para dar espaço para as grandes construtoras. Em meio ao ato político-cultural, bandas vão se apresentar e o ambiente do antigo Bar Garagem será revisitado.” – da descrição do evento.
Mais informações: Evento no Facebook

[27.07.12] –  Bicicleta de Julho – Mais amor, menos motor (Bicicletada Recife)
// concentração às 18h, saída às 19:30h do coreto da Praça do Derby.
Mais informações: Bicicletada no Facebook

[26.07.12] – Reunião na Casa Civil sobre os Viadutos da Agamenon (Governo do Estado)
Em 15 de junho de 2012, o arquiteto Múcio Jucá protocolou uma carta ao Governo do Estado em que compila e apresenta argumentos de vários órgãos e profissionais especializados contra o projeto dos viadutos da Agamenon conforme proposto pelo Governo e pela Urbana (Consórcio Grande Recife). Mais de um mês depois, ainda sem resposta, a carta foi publicada no Blog Reticências Urbanas, onde recebeu mais de 2.500 acessos em menos de 48 horas. Logo em seguida, foi marcada reunião com o arquiteto na Casa Civil para discutir o assunto, comentada por Alexandre Bahia no mesmo blog. Um dia antes da reunião, o governador Eduardo Campos apontou, no evento de lançamento do Rios Da Gente, uma mudança de posicionamento do governo na condução da análise e implantação do projeto.
A polarização entre PT e PSB coloca os viadutos em cheque no processo eleitoral do Recife, tanto na sua justificativa e viabilidade técnica, quanto na condução do processo.
Resposta imediata do d.u. a esses novos fatos foi a marcação do #OcupeAgamenon para o dia 11 de agosto, na Praça do Parque Amorim.
Mais informações:
VIADUTOS Petista Humberto avisa: se eleito, embarga obra” – JC, 27.07.12
Eduardo Campos da Sinais de que vai rever construção dos quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães” – JC, 25.07.2012
João da Costa desafia opositores sobre viadutos” – Folha PE, 26.07.12
Em primeiro debate público, viadutos da Agamenon opõem candidatos” – Blog do Jamildo, 23.07.12
Eduardo Campos diz que não abre mão dos viadutos da Agamenon” – Blog do Jamildo, 07.03.12

[25.07.12] –  Encontro com o candidato Roberto Numeriano – PSol / PCB e movimentos sociais (Ação Comunitária Caranguejo Uça)

// a partir das 18:00h na comunidade Ilha de Deus.
A partir da comunidade da Ilha de Deus, os integrantes da Ação Comunitária Carangueijo Uçá, propõem que os diversos grupos reunidos em torno de problemas urbanos do Recife se encontrem para discutir a cidade e convidam os candidatos à prefeitura e à câmara para apresentarem suas propostas e ouvirem as demandas.

Mais informações: Edson Cruz – 81.8703.8739

[23.07.12] – Ciclo Recife Debate: Encontro com os candidatos Geraldo Julio e Mendonça Filho (Clube de Engenharia de PE e ASSEMP)
// a partir das 8:00h no restaurante do Clube Português do Recife – Av. Cons. Rosa e Silva, 172, Aflitos.
“Durante o café da manhã (por adesão), os candidatos terão 20 minutos para apresentar suas propostas e depois responderão às perguntas da plateia. O formato proposto não permite que os candidatos façam perguntas entre si.”
Taxa de adesão; R$ 25,00
Mais informações postadas por Nadja Falcone no grupo Direitos Urbanos

[19.07.12] –  Palestra de Francisco de Oliveira (Fundaj)
// a partir das 19:00h na Fundação Joaquim Nabuco – Rua Henrique Dias, 609, Derby
Roda viva com Chico de Oliveira, que já circulou pelo D.U. no Facebook.
Mais informações: textos sobre a exposição no JC e no Blog Foco da Folha PE

[18.07.12] –  Encontro com o candidato Geraldo Julio-PSB e movimentos sociais (Ação Comunitária Caranguejo Uça)
// a partir das 18:00h no anfiteatro da comunidade Ilha de Deus.
“Amigos, nos da Ação comunitária Caranguejo uçá estamos promovendo encontros com os canidatos a Prefeito da cidade(Recife) desejamos recebelos na comunidade da Ilha de Deus,no anfiteatro, com objetivo de ouvi-los e assimilar as propostas dos mesmos para um melhor entedimento da intenção de cada um emprol do povo e da cidade(Recife), durante (30 minutos ) e os convidados são 35 movimentos sociais a exemplo, Caranguejo uçá , associação dos pescadores atersanais de Pernambuco,MOPEPE, Movimento Recapibaribe,movimento de teatro popular de Pernambuco movimento ocupa o cais josé estelita , entre outros. A ideia é que seja um canidato por vez com dia e hora marcada tudo agendado, essa iniciativa tem o apoio da TVU (doc nordeste ) ou seja tudo gravado são 30 minutos para o candidato expor seu projeto e mais 10 minutos para responder 5 perguntas do grupão. Na próxima quanta-feira dia 18/07/2012 as 18:00, o candidato do PSB Geraldo Julio estará expondo suas propostas, venha participe vamos de fato pratica a democracia, Para mais informações ligue para me , beleza ! Abraço e conta com a Ação comunitária caranguejo uçá estamos muito afim de fortalecer. 08187038739.” Edson Cruz

[12.07.12] –  Palestra de Vladimir Safatle + Lançamento do Livro Occupy, (Fundaj)
// a partir das 19:00h na Fundação Joaquim Nabuco – Rua Henrique Dias, 609, Derby
“Os desafios que a crise atual do capitalismo coloca para o pensamento de esquerda, é o tema da palestra, em que se destacará o papel dos diversos movimentos de contestação que têm surgido em partes diversas do mundo, como os indignados na Espanha e o Occupy Wall Street, em Nova York.”
O evento é parte da programação paralela à exposição “O Legado da Coruja”, do projeto “Política da Arte”, em cartaz na Galeria Vicente do Rego Monteiro. Além da palestra, ocorrerá o lançamento do livro “OCCUPY: movimentos de protesto que tomaram as ruas”, da editora Boitempo, 2012, que reúne artigos do próprio Vladimir Safatle, Emir Sader, David Harvey, entre outros.
Lembrando: texto de Safatle na Carta Capital que circulou recentemente no grupo ‘Eleições: Crise de Representação’.
Mais informações: Occupy, Boitempo Editora; evento no Facebook, textos sobre a exposição no JC e no Blog Foco da Folha PE.

JUNHO 

[29.06.12] a [30.06.12] Cine Chinelo NoPE –  Mostra Livre de Vídeo (Gê Carvalho – Galego)
// a partir das 20:30h na Rua da Alfândega (Recife Antigo): Mostra
// das 18h às 20h no Bar do João, na Rua da Moeda, das 18h às 20h: inscrições
Mostra de vídeos independentes, ao ar livre e sem curadoria. Leve seu vídeo (até 20 min/DVD) e participe gratuitamente. Pessoal dos vídeos do #OcupeEstelita e Direitos Urbanos, mostrem por lá!
Maiores informações: Fan Page no Facebook, Evento no Facebook, Site do Cine Chinelo NoPE

[29.06.12] Bicicletada Recife (Bicicletada)
// das 18h às 21:40h com saída da Praça do Derby às 19:30h e percurso a definir na hora.
Todos unidos, ensinando aos que mandam na nossa cidade, o que é um trânsito mais humano!
Qualquer um pode participar, independente de que veículo não motorizado use: bicicleta, skate, patins, até correndo, se aguentar.
O importante é a mensagem: +amor, -motor! A cidade é das pessoas, e não dos carros!
Maiores informações no evento do facebook e na página da bicicletada.

[21 e 22 06.12] Seminário “CIDADE E MOBILIDADE” (UFPE, PMR e Universidade Politécnica da Catalunha)
// Manhã e tarde, das 9 às 17h, no Teatro Apolo. II Encontro do Grupo de Trabalho da IFHP – International Federation for Housing and Planning.
Assista a Fala do Observatório das Cidades gravada por Olímpio Costa
Maiores informações: publicação no blog; programação, apresentações e vídeos do Seminário no site do Instituto.

[20.06.12]  Mobilização por justiça social e ambiental dos Movimentos Sociais de Pernambuco – Dia de Mobilização Mundial da Cúpula dos Povos (Movimentos Sociais de PE)
// a partir das 7:00h na Praça do Carmo. Maiores informações no site do SOS Corpo

[19.06.12]  As calçadas do Recife –  Audiência Pública (Câmara dos Vereadores – Priscila Krause)
// a partir das 9:00h na Câmara dos Vereadores.

[18.06.12]  Metropoletela –  Mostra Universitária de Cinema (UFPE)
// 14h às 22h na Fundação Joaquim Nabuco do Derby
Maiores informações: metropoletela.blogspot.com.br, no Facebook e na Revista Continente

[15.06.12]  Questões Urbanas –  Mostra de filmes e debate (Aliança Francesa)
// a partir das 19:30h na Aliança Francesa  do Derby
“Neste dia serão exibidos os vídeos “Ninhos Antigos”, de Osman Godoy; “La Maison em Petits Cubes”, de Kunio Katô; e “Praça Disney”, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. Logo após a apresentação dos vídeos sobre habitações e espaços públicos nos grandes centros, o cineasta pernambucano Osman Godoy comanda as discussões. Entrada franca.”
Maiores informações: no Site da Aliança Francesa

[13.06.12] a [15.06.12] Recife: Avanços, Desafios e Perspectivas – Seminário (Instituto Engenheiro Pelópidas Silveira – IEPS)
// das 9:30 às 18:00 no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire que fica na Rua Real da Torre, 299 – Madalena.
“No primeiro dia, o destaque da programação é a palestra com os economistas Abraão Sicsú e Sérgio Buarque, de Brasília, que debaterão com representantes do Porto Digital e do Governo do Estado de Pernambuco o panorama econômico e as cadeias produtivas do Recife.
Na quinta-feira (14), meio ambiente, mobilidade, habitação e saneamento serão discutidos com a presença do Doutor Renato Balbin, geógrafo do Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada (Ipea) que apresentará a situação do Brasil. Milton Bloter, presidente do Instituto Pelópidas Silveiras apresentará as políticas urbanas e ambientais no Recife.
Saúde, educação, diversidade, gênero e assistência social serão abordados na sexta (15) pelo Doutor Jorge Abrahão, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Disoc/Ipea) com a presença da Doutora Madalena dos Santos, coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial.”
Mais informações no site da Prefeitura, na nota do JC.
Programação.

[14.06.12] Preparação para mobilização por justiça social e ambiental dos Movimentos Sociais de Pernambuco
// a partir das 18:30h na sede do SOS Corpo, na Madalena
Preparação para o  ato público unificado para marcar o Dia de Mobilização Mundial da Cúpula dos Povos. No Recife, a manifestação será no dia 20 de junho, a partir das 7h da manhã, na Praça do Carmo, Centro. Aberto ao público, o debate irá abordar a relação do desenvolvimento em curso no estado com a conjuntura que envolve a realização da Rio+20 e da Cúpula dos Povos. Para iniciar a discussão, haverá falas de Rivane Arantes (SOS Corpo, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Articulação de Mulheres Brasileiras) e de Yuri Moraes (FASE/PE, Fórum Estadual pela Reforma Urbana – Pernambuco).
Maiores informações: Página do SOS Corpo

[12.06.12]  “Porque salvar o Cais Estelita”? – Reunião
// a partir das 20h no Solar da Marquesa, em Olinda
Presenças confirmadas de Tomaz Lapa, Antenor Vieira e Salvador Marques
Organização de Daniella Miranda et alli

[11.06.12] Mobilização pela Praça Adolfo Cirne (Grupo Contestação)
// a partir das 8h na Praça Adolfo Cirne, da Faculdade de Direito da UFPE.
Maiores informações: no Grupo da Faculdade de Direito no Facebook, no Evento de Facebook e no Acerto de Contas

[10.06.12]  Ciclofrescas – Passeio Ciclístico (Pastoral da Saúde e Cesar Barros Arquitetura)
// a partir das 7:30h, no Sítio da Trindade, em Casa Amarela
“Passeio ciclístico em prol da implantação de ciclovias sombreadas no Bairro de Casa Amarela. A Pastoral da Saúde Nordeste 2 pretende implantar no Bairro de Casa Amarela um piloto do programa Comunidades Saudáveis e Sustentáveis. Estamos em parceria desenvolvendo o projeto para implantação de ciclovias em todo o bairro e as possíveis conexões com os bairros vizinhos. Mesmo não sendo morador de Casa Amarela, é importante a participação para que possamos avançar na possibilidade de termos um bairro totalmente ciclável, que possa ser replicado em toda a cidade.”
Maiores informações no Facebook

[07.06.12] Preparação para o ato público dos movimentos sociais de Pernambuco para a Rio+20 – Reunião (Fórum de Mulheres de Pernambuco-FMPE)
// a partir das 18h na madalena
“Vamos construir juntos/as ato público dos movimentos sociais de Pernambuco por justiça socioambiental!
O Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) convida os movimentos sociais do estado de Pernambuco para construir coletivamente ato para dialogar com a sociedade e apresentar crítica à proposta da economia verde, denunciando as situações de injustiça e conflitos socioambientais em áreas de desenvolvimento no estado de Pernambuco. Para discutir ideias e planejar o ato, que deverá acontecer no dia 20 de junho, na cidade do Recife, as militantes feministas do FMPE juntamente com representantes de movimentos sociais do campo e da cidade irão se reunir amanhã, dia 07 de junho, às 18h, na sede do SOS Corpo, bairro da Madalena, Recife.”
Maiores informações com Mariana Moreira

[06.06.12] Grandes eventos e moradia adequada – Debate online (EBC / #EsquentaRio)
// a partir das 14h
“Hoje o #EsquentaRio20 debateu Grandes Eventos, desenvolvimento e moradia adequada com a urbanista e relatora especial da ONU para o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik, o blogueiro e professor da Universidade de Tulane, Idelber Avelar, e o presidente da Central Única de Favelas do Distrito Federal, Max Maciel.”
Íntegra em vídeo no EBC

ABRIL

[15.04.12] #OcupeEstelita 1
// a partir das 9h no Cais José Estelita
Maiores informações na página do blog;
Fotos no flickr do grupo

MARÇO

[22.03.12] Audiência pública: Projeto Novo Recife (Câmara dos Vereadores – Mucio Magalhães)
// a partir das 9h na Câmara dos Vereadores do recife
Desconstrução Civil – Vurto
Audiência em vídeo (parte 1) – Youtube
Transcrição da fala da promotora do MPPE Belize Câmara
Transcrição da fala do professor Tomaz Lapa, UFPE

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Assine o blog pelo Facebook

%d blogueiros gostam disto: