//
você está lendo...
Artigos

Os impactos da exclusão: mais um incêndio nos Coelhos…

Socorro LeiteArquiteta e Urbanista, Mestre em Geografia e Gerente de Programas da Habitat para a Humanidade Brasil

Nesta segunda-feira, 05 de agosto de 2013, mais um incêndio pôde ser visto e sentido pelas famílias dos Coelhos. Vivendo em habitações precárias numa área altamente valorizada, essas famílias vivem à margem da cidade há décadas, com sentimentos contraditórios: a esperança na mudança de vida e o receio do que poderá ocorrer em meio a tanta precariedade e risco. Apesar das condições sub humanas, parece que não há urgência suficiente do Poder Público em resolver a questão de forma adequada.

Numa cidade onde o impacto do desenvolvimento urbano excludente tem sido vivido por todos e todas, é fato que uma parte da população tem sofrido há muito mais tempo. O impacto do incêndio dos Coelhos, como em outros momentos, será sentido apenas pelas famílias afetadas. Em breve, cairá no esquecimento da mídia e dos governantes.

À contra mão da necessidade de “reforma urbana já”, como dizia o lema da 5ª Conferência Municipal do Recife, há uma imensa pressão por aprovação de empreendimentos de impacto nessa cidade promovida por agentes econômicos poderosos, enquanto que essa mesma via de pressão ignora ou não se incomoda em ver “pegar fogo” as comunidades pobres do Recife.

Os esforços dos gestores públicos precisam estar sintonizados com o discurso que fala em “cidade mais justa”. A prática tem que dar conta de uma inversão de prioridades urgente e necessária. Essa cidade não agüenta mais impacto, seja o que atinge a todos e todas como o caos no transito ou com os alagamentos freqüentes, seja o impacto causado pela negação dos direitos à moradia adequada e à cidade, refletida em precárias condições de vida para famílias dos Coelhos e de outras áreas da cidade.

A reforma urbana é urgente e, para avançar, o Recife precisa reconhecer e respeitar as conquistas e direitos relacionados ao seu patrimônio histórico, ambiental e social. Os impactos de intervenções desarticuladas e do descaso podem ser devastadores como incêndios, e, diferente do que ocorreu nos Coelhos, serão lembrados por presentes e futuras gerações.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Os impactos da exclusão: mais um incêndio nos Coelhos…

  1. Leonardo, tudo bem? Você tem a matéria ou outro anúncio feito pela Prefeitura de que iriam transformar o lugar do incêndio numa praça, para evitar a reocupação? Saiu esta semana, ou quarta ou quinta. Queria compartilhar no meu face.

    Grande abraço e parabéns!

    Publicado por Marconi Bispo. | 10 10UTC agosto 10UTC 2013, 11:34

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Assine o blog pelo Facebook

%d blogueiros gostam disto: