//
você está lendo...
Artigos

#ocupeprefeitura. Participe você também!

O grupo Direitos Urbanos foi avisado sobre a possibilidade  do Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife, na reunião do dia 30 de Novembro (sexta-feira), às 9h da manhã, na Prefeitura do Recife,  discutir e votar o Projeto Novo Recife. O fato gerou uma série de ações e já ganhou até o nome #ocupeprefeitura, em referência às manifestações realizadas no Cais José Estelita (#ocupeestelita).

“As reuniões do Conselho de Desenvolvimento Urbano normalmente acontecem numa sala no 12º andar onde cabem umas 15 ou 20 pessoas, além dos conselheiros. Vamos solicitar que a reunião seja transferida pra um lugar maior. Já temos 315 pessoas confirmadas no evento do Facebook. Este é o email da secretária do CDU: gbarreto@recife.pe.gov.br. Escrevam pra lá, digam que querem ir a reunião e peçam para que ela aconteça num auditório que comporte o público interessado!”, convoca a arquiteta Cristina Teixeira.

Em um dia de semana, a expectativa é de fazer um evento diferente dos #ocupeestelita, já que muitas pessoas não poderão deixar seus trabalhos, mas essa mobilização virtual é algo de que a maioria pode participar ativamente.Então, mãos à obra e vamos entrar em contato com políticos, jornalistas, representantes do Ministério Público, das gestões de João da Costa e Geraldo Julio, além dos integrantes do CDU que representam o poder público e a sociedade civil.

Image

Na sexta-feira, mesmo se a reunião for na pequena sala, é importante termos um bom número de pessoas, já que é no mínimo estranho tentar apressar a análise e aprovação de um projeto importante para a cidade faltando poucas semanas para o início de uma nova gestão no Governo Municipal.

Por sinal, a mobilização em torno da reunião extraordinária convocada para discutir o projeto Novo Recife tem trazido à tona questões importantes sobre o Conselho de Desenvolvimento Urbano. Mas, se a estratégia montada pelo Governo Municipal parece querer levar a uma definição premeditada, também não devemos fechar os olhos para os problemas que são antigos e agora ficam mais uma vez evidenciados na estrutura do colegiado.

É evidente que uma reunião administrativa pode sim ser feita em um espaço pequeno, mas deveria ser de interesse de todo gestor público publicizar ao máximo as discussões e decisões especialmente as do colegiado que foi criado para gerar essa interação entre poder público e sociedade civil. Então, vamos pressionar, mandar e-mails para a secretária do CDU, entrar em contato com os integrantes do Conselho que conhecemos, escrever para o prefeito João da Costa e também para Geraldo Julio, que assume em janeiro e terá a tarefa de dar continuidade e tomara que tenha uma postura diferente da que temos visto em relação à participação da sociedade no planejamento urbano do Recife.

Fiz parte da gestão de João Paulo e acompanhei a saída de alguns arquitetos e urbanistas que não suportaram o “tratoramento” de que foram vítimas como representantes do poder público no CDU. Alguns bons profissionais acabaram saindo da Prefeitura do Recife. Mas um representante da sociedade civil no Conselho me explicou na semana passada que a situação continua semelhante, os representantes do poder público têm 50% dos cargos e votam em bloco, já a sociedade civil se divide entre as entidades de representação dos órgãos de classe, do empresariado. Assim, fica fácil aprovar qualquer projeto que eles queiram.

A reorganização do CDU, com participação cada vez mais relevante da sociedade civil, deve estar na nossa pauta e (quem sabe) na do futuro prefeito Geraldo Julio, que tem responsabilidade política e deve se pronunciar o mais rápido possível sobre a aprovação de um projeto que trará consequências sérias e de longo prazo como o Novo Recife. Não esqueçamos que, mesmo com o investimento bilionário feito na Via Mangue, o Rio Mar tem causado consequências sérias ao trânsito, além dos danos ambientais e para os moradores da região.

Participe: http://www.facebook.com/events/130316523788432/?ref=ts&fref=ts

Cartaz: Isabella Alves – A Firma

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “#ocupeprefeitura. Participe você também!

  1. Já enviei um e-mail pedindo uma sala grande para a participação de todos os interessados.

    Publicado por Alexandre Bahia | 26 26UTC novembro 26UTC 2012, 19:34

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Prefeitura tenta aprovar Projeto Novo Recife no final do mandato « Direitos Urbanos | Recife - 28 28UTC novembro 28UTC 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: