//
você está lendo...
Ações e mobilização

Bicicleta é modal mais rápido em desafio realizado no Recife

Chegada dos três primeiros participantes do I Desafio Modal do Recife

O I Desafio Intermodal do Recife, realizado nesta quinta-feira, em um trecho de cerca de 10 quilômetros entre dois grandes centros comerciais localizados na Boa Vista e em Boa Viagem, teve a bicicleta com o tempo mais rápido entre as 12 modalidades de deslocamento. O evento teve apoio do Observatório do Recife e foi realizado como forma de mostrar para os recifenses que existem maneiras alternativas de enfrentar os problemas de mobilidade na nossa cidade, aproveitando o mês de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.

O ciclista Enio Paipa fez o percurso entre os Shoppings Boa Vista e Center Recife em 36 minutos, mas admitiu que errou o caminho em Boa Viagem  e que poderia ter sido mais rápido. Ele utilizou uma bicicleta de roda fixa e também fez questão de lembrar que utilizou um percurso pouco conhecido, “um caminho que a galera desconhece, ali nos Coelhos,tem uma ponte por baixo do Viaduto Joaquim Cardoso e lá tem uma passagem para pedestre e bicicleta”.

O segundo modal mais rápido foi o patins (Beto Conceição), chegando um minuto depois, e logo em seguida chegou também a moto (Renato Fernando).  Mostrando a eficiência das bicicletas, do quarto ao sexto, chegaram três outros participantes que utilizaram diferentes percursos ou tipos de bikes. Roberta Cardoso fez o trajeto em 42 minutos, utilizando uma dobrável e pegando um metrô, já Daniel Valença fez em ritmo lento numa Mountain Bike  e levou 49 minutos, enquanto   Silvio Monte utilizou um barco para fazer a travessia do Marco Zero para o Parque de Esculturas de Brennand  e chegou em 52 minutos, na modalida bike + barco.

Praticamente empatados chegaram o participante que fez o trajeto indo a pé até a estação de metrô e depois também para o Shopping Recife. Erico Andrade levou 59 minutos e o metrô de certa forma também surpreendeu por estar longe tanto do ponto de início quanto de chegada do Desafio Modal.  De carro, Camila Marques fez o percurso em 1 hora e 1 minuto, chegando pouco antes do corredor (Cesar Barros), que teve dificuldade para encontrar o ponto onde era marcado o tempo, dentro do estacionamento do Shopping Recife.

Image

A surpresa negativa do I Desafio Modal do Recife foram as modalidades que envolviam o transporte rodoviário. A participante que fez o percurso de ônibus e andando, Amélia Bezerra, precisou de 1 hora e 19 minutos, já a que utilizou o ônibus para fazer conexão com o metrô, Claudia Holder, acabou gastando 1 hora e 28 minutos, chegando à frente apenas de quem fez o percurso todo à pé (Ligia Lima).

O Desafio Intermodal não é uma competição e os tempos refletem como os cidadãos fariam normalmente os percursos em sua vida cotidiana, a expectativa dos organizadores é com essa atividade discutir os problemas de mobilidade da nossa cidade e fazer com que as pessoas reflitam sobre meios alternativos de locomoção. Faça você também a sua parte, para evitar que todos fiquemos perdendo tempo nos engarrafamentos do Recife!

Tempos do I Desafio Intermodal do Recife

1-      Bicicleta (Roda Fixa) – Enio Paipa/36min 06seg

2-      Patins – Beto Conceição/37min 20seg

3-      Moto – Renato Fernando/38min 30seg

4-      Bicicleta + metrô – Roberta Cardoso/42min 06seg

5-      Bicicleta (Mountain Bike) – Daniel Valença/49min 28seg

6-      Bicicleta + barco – Silvio Monte/52min 19seg

7-      A pé + metrô – Erico Andrade/59min 18seg

8-      Carro – Camila Marques – 01h01

9-      Correndo – Cesar Barros – 01h02

10-   Ônibus + Andando – Amélia Bezerra /01h19

11-   Ônibus +metrô – Claudia Holder/ 01h28

12-   Andando – Ligia Lima/01h44

Foto do grupo todo: Paula Schver/NE10

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Assine o blog pelo Facebook

%d blogueiros gostam disto: