//
você está lendo...
Artigos

As crianças e os protestos lúdicos

Por Fabianna Freire Pepeu

Quase todo mundo sabe que a leitura estimula a criatividade, a imaginação e, ainda, favorece a concentração e a capacidade de comunicação. Isso sem falar no quanto a leitura é importante no desenvolvimento do senso crítico, fundamental para o pleno exercício da cidadania.

Durante a infância, a presença de livros é tão importante quanto o acesso a brinquedos. Se é assim, como explicar que toda a área dedicada às crianças da Biblioteca Pública Estadual Presidente Castelo Branco, a maior do estado de Pernambuco, esteja fechada há mais de um ano e os livros empilhados sem esperança de serem lidos? E mais grave: não há sinais de reforma, cronograma de obras ou data para que o espaço retorne para quem é de direito.

Que tipo de política pública tem sido pensada para a Educação em Pernambuco se algo tão simples assim é relegado ao esquecimento? Afinal, o espaço, embora rico pela grandeza do que costumava oferecer às crianças, nunca necessitou de um montante significativo de recursos para funcionar e muito menos de obras sofisticadas de engenharia para dar prazer e alegria aos pequenos que ali passavam boas horas de suas vidas.

Com 160 anos, localizada no coração do Recife, a Biblioteca Pública Estadual precisa urgente de um cardiologista que lhe receite exercícios diários capazes de trazer de volta o vigor de dias melhores.

Foto de Marcos Serra Lima

Para mostrar que há pessoas atentas ao descaso com importantes espaços públicos do Recife, um grupo de mães irá desenvolver uma séria de atividades lúdicas com crianças e adolescentes na sexta-feira (3), das 15h às 18h.

Se você tem filhos, e algum tempo livre, participe das atividades. É com mobilização que se consegue mostrar ao poder público constituído que os gestores são servidores do povo.

Leve livros, almofadas, cartolinas, tintas, pincéis, massa de modelar, argila e o que mais achar bacana.

Porque ler é o grande barato!

 

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “As crianças e os protestos lúdicos

  1. Biblioteca Pública Estadual Presidente Castelo Branco
    Rua João Lira s/n, Santo Amaro
    Recife – Pernambuco
    Hora: 15h às 18h

    Para saber mais sobre a história da biblioteca:

    http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=473&Itemid=1http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=473&Itemid=1

    Publicado por Fabianna Pepeu | 2 02UTC agosto 02UTC 2012, 11:59
  2. Pois é mas parece que ninguém entendeu que bibliotecas x leituras x senso crítico x pensar x cidadania estão ligados. Parabéns por essa iniciativa.

    Publicado por Nadja | 3 03UTC agosto 03UTC 2012, 12:27

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Assine o blog pelo Facebook

%d blogueiros gostam disto: