//
você está lendo...
Ações e mobilização, Audiovisual

Direitos Urbanos, Cine São Luiz e as eleições que se aproximam

Uma grande coincidência uma reunião para a elaboração de um filme sobre as próximas eleições estar se realizando justamente durante a I Mostra Direitos Urbanos? No Cine São Luiz, nesta segunda-feira, os curtas começam a passar às 16h. Por volta das 19h, quando o pessoal estiver finalmente chegando dos seus trabalhos, o grupo que esteve na produção do ProjetoTorresGêmeas vai pedir licença para discutir a construção de um documentário que tem como tema a crise da nossa representação política.

Alguém pode dizer que só querem discutir eleições porque ontem o PT do Recife deu provas de que chegamos a um nível tão baixo que poucos imaginávamos que poderíamos chegar da nossa representação (não vou dizer pública). Bem, se a reclamação é porque você quer assistir os filmes, pode ficar na sala. The show must go on!

Mas saiba que o cineasta Marcelo Pedroso esteve conversando comigo sobre as ideias dele muito antes desse domingo. Que no último #ocupeestelita, ele fez parte de um grupo que decidiu essa temática, para uma nova produção coletiva. E que, assim como a questão urbana vem sendo discutida há décadas nessa cidade, muito antes do PT assumir o poder no Município as eleições já rendiam tema para estudos acadêmicos, trabalhos artísticos e de muitas outras formas de expressão do pensamento.

Eu mesmo só fiz um filme em minha vida, com as também jornalistas Mariana Melga e Juliana Carvalho. Tinha pouco menos de 20 minutos e se chama Parcialmente Verdadeiro. Gravamos cerca de oito horas de depoimentos para mostrar como foi suja a primeira eleição que levou João Paulo à Prefeitura do Recife, com um certo enfoque para a cobertura jornalística feita pelos nossos três maiores jornais. Foi trabalho de quem entendia alguma coisa de eleições e pouco sobre documentário, mas teve o mérito de ter as únicas entrevistas até hoje que já vi de Roberto Magalhães e Orismar Rodrigues sobre a invasão e as ameaças ao colunista social que marcaram a pré-campanha daquele ano.

Mas a mostra não é de filmes que abordam a questão urbana? Sim, mas é também uma seleção de curtas e longas que foram importantes para o desenvolvimento de uma ou duas gerações que, apesar de ter perdido completamente a confiança nos políticos eleitos por nós mesmos, faz questão de dizer que quer pensar um novo jeito de construir a cidade.

A jornalista Mariana Lacerda na certa não tinha consciência do que ia acontecer ao levar as palavras tão sábias de sua mãe, a arquiteta Norma Lacerda, ao vídeo sobre o menino que invadia os mais altos prédios do Recife. Assim como Kleber Mendonça Filho entrou na sua própria casa para gravar Enjaulado sem imaginar que estaria dando uma contribuição para o debate em 2012.

O grupo Direitos Urbanos desenvolve uma discussão a partir de elementos que já estão sendo colocados há décadas. O Recife é sim uma cidade mais quente, mais engarrafada, sem calçadas e sem ciclovias, em que os tubarões tomaram conta da praia de Boa Viagem por conta de intervenções na paisagem criadas por esse bicho chamado homem. Mas, assim como a nossa umidade faz brotarem formas vegetais em ambientes estranhos, esse clima obrigou também a florescer uma discussão forte de quem não aceita mais eleger quem não lhe representa.

Nesse sentido, me parece que não é uma coincidência no mesmo dia estarmos discutindo o direito à cidade e as eleições. Entendo que é sim uma linda prova, no dia seguinte a uma demonstração tão cruel de como está sendo decidido o futuro do Recife, de que acreditamos sim que podemos ajudar através de projetos coletivos a mudar o rumo das nossas vidas.

Por isso e por saber que uma segunda-feira não é fácil para muita gente, quero agradecer antecipadamente a todos que tiverem condições de ir ao Cine São Luiz hoje. Venham cedo, cheguem atrasados, dêem uma passadinha ou mandem o recado pelo amigo. Se está liso, é grátis. Mas uma contribuição de quem tiver condições será aceita. Quem não é de discussão pode só assistr aos filmes. Os cinéfilos que conhecem os curtas e o longa podem ir só pra participar do debate.

Mas é importante que saibamos que a discussão do grupo Direitos Urbanos não é de hoje e que começa a gerar frutos importantes. O São Luiz é nosso: #ocupesãoluiz!!! O Cais José Estelita é um símbolo importante do que queremos mudar: #ocupeestelita!!! As eleições municipais estão próximas e vamos então, no mínimo, dar uma contribuição coletiva para esse debate também ter um pouco da nossa voz.

Até daqui a pouco. No mais lindo símbolo que essa cidade tem da união de arte e urbanidade: o Cine São Luiz, na I Mostra Direitos Urbanos, a partir das 16h. E para quem não tiver condições de ir deixo um filme que mostra sem muitas palavras os efeitos do nosso silêncio. Eiffel, de Luiz Joaquim, apesar de não ter sido divulgado antes também está entre os filmes que queremos mostrar e que discutem o direito à cidade. Afinal, “cada lugar tem o monumento que merece”.

Anúncios

Discussão

4 comentários sobre “Direitos Urbanos, Cine São Luiz e as eleições que se aproximam

  1. Eduardo, compartilho o mesmo sentimento. E me assusto vendo tantos amigos calados, porque são cegos (ou querem sê-lo) pelo PT. Devemos ter discernimento para saber quando algo já não nos representa.

    Publicado por AlxBahia | 21 21UTC maio 21UTC 2012, 03:06
  2. pena que não será transmitido online! adoraria ver!

    Publicado por Anna Mendonza | 21 21UTC maio 21UTC 2012, 12:32
  3. A partir de amanhã, vou tentar reunir os links dos filmes para tentar ir disponibilizando aqui no blog Anna. Assim, quem não estiver em Recife vai poder ver a maioria dos curtas

    Publicado por eduardoamorim78 | 21 21UTC maio 21UTC 2012, 12:55

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: