//
você está lendo...
Ações e mobilização

#OcupeEstelita12M

No próximo sábado (12/05), será realizada a terceira edição do #OcupeEstelita, que desta vez integra a programação mundial do 12M

12M é a sigla para “12 de Maio”. E significa mais: trata-se do primeiro de uma série de chamados globais que irão ocorrer durante este ano com objetivo de reunir pessoas que defendem novas formas de viver e conviver em sociedade. É uma mobilização social feita em conjunto pelos muitos movimentos Occupy ao redor do mundo contra a concentração de poder de decisão nas mãos de políticos e corporações. Em todo o planeta, cidades sincronizam suas agendas e propõem atividades conjuntas em espaços públicos. No Recife, o 12M será mais um dia de ocupação do Cais José Estelita, onde está prevista a implementação do Projeto Novo Recife – idealizado pelo consórcio formado pelas construtoras Moura Dubeux, Queiroz Galvão, GL Empreendimentos e ARA Empreendimentos e que prevê a construção de 13 torres empresariais e habitacionais de luxo no local.

O ato, intitulado #OcupeEstelita12M, ocorrerá neste sábado a partir das 10h, ao longo das calçadas da Avenida Engenheiro José Estelita. Está confirmada a participação de um público diverso: crianças, adultos, integrantes do coletivo Direitos Urbanos – Recife, militantes do direito às cidades sustentáveis, representantes de organizações da sociedade civil e de entidades de defesa do meio ambiente, profissionais das mais diversas áreas, como arquitetos, urbanistas, professores, sociólogos, comunicadores, artistas plásticos, cineastas, dentre outros. Haverá teatro, oficinas, bicicletada, shows, malabares, pinturas, performances artísticas e circenses, piqueniques, yoga, comida vegetariana, churrasco, futebol e jogos, e outras atividades auto-gestionadas. Para as crianças, oficinas de pintura e contação de histórias da “Ceiuci – a velha gulosa”, com as palhaças Maira, Meia e Miúda.

Na programação musical, estão confirmadas apresentações das bandas: Hellcife Sound System – Artur Rocha Mozart Gomes + Pedro Andrade, Jesus Surta – HVB + Ênio Borba + Zé, Quarto Astral, Johnny Hooker, Dmingus KazzOrquestra, Soul Raízes, Joseph Tourton.

Ao se inserir no agenda mundial do 12M, esta terceira edição do #OcupeEstelita vem mais uma vez exigir do poder público um desenvolvimento urbano sustentável com justiça e participação social. Atualmente, o que está em curso, na cidade do Recife e no estado de Pernambuco, é uma política urbana que privilegia o privado sobre o público, o individual sobre o coletivo, alimentando uma dinâmica de segregação social e depredação ambiental. O Projeto Novo Recife é um reflexo desta lógica: não se harmoniza com o entorno do Bairro de São José; desconsidera soluções ambientais sustentáveis; e impossibilita um convívio social saudável.

#OCUPE – Outras duas edições ocorreram nos dias 15 e 22 de abril, reunindo mais de 1500 pessoas no total. Assim, o #OcupeEstelita vem se consolidando no calendário da cidade do Recife como um ato da sociedade civil, organizado de forma descentralizada através da internet, via redes sociais. Com atividades abertas, promove o encontro espontâneo e pacífico entre milhares de pessoas que se posicionam em defesa do Cais José Estelita como patrimônio histórico cultural e a favor de uma nova política urbana para a cidade do Recife. A ocupação do Cais faz parte de um conjunto maior de ações que vêm sendo tomadas por grupos da sociedade civil como forma de pressionar e exigir a responsabilização do poder público para garantir os direitos dos cidadãos a uma cidade e vida dignas.

SERVIÇO

#OcupeEstelita12M

Data: Sábado, 12 de maio de 2012

Horário: A partir das 10h

Local: Cais José Estelita (Avenida Engenheiro José Estelita, s/n, Bairro de São José, Recife/PE

Texto: Mariana Moreira. Imagem: Henrique Mafra

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre “#OcupeEstelita12M

  1. Foco e concentração. Ocuparemos

    Publicado por André Hopper | 11 11UTC maio 11UTC 2012, 14:06
  2. O dia de ontem, vivendo aqui na espanha, em meio a essa crise, cuja prncipal causa foi a especulação imobiliária me fizeram escrever esse pequeno texto/manifesto de protesto e defesa da cidade do Recife.

    A quem interessar, o texto pode ser divulgado e utilizado para apoiar as manisfestações em prol da cidade!!!!!!

    Publicado por AlxBahia | 13 13UTC maio 13UTC 2012, 09:42

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Assine o blog pelo Facebook

%d blogueiros gostam disto: