//
você está lendo...
Artigos

Recife Exchange Amsterdã (rXa) – Pernambucanos e holandeses propõem soluções urbanísticas para o Recife

A experiência de arquitetos e urbanistas da Holanda vai se fundir à de profissionais pernambucanos, durante o Workshop Recife Exchange Amsterdã (rXa), em busca de soluções urbanísticas para o centro expandido do Bairro do Recife. O evento – realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) – tem como meta promover o intercâmbio de ideias entre os dois países e gerar sugestões concretas para a cidade, tanto do ponto de vista do planejamento físico quanto patrimonial. A abertura oficial do workshop acontece nesta terça-feira (24), às 9h, no Memorial de Medicina, no bairro do Derby.

O início do evento será marcado pela exposição de trabalhos da disciplina de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. De lá, os participantes realizam um passeio de catamarã pelo Centro da Cidade para conferir de perto as características e possibilidades urbanísticas dessa área do Recife. A parte científica do workshop – restrita a representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife, do Iphan, da Fundarpe e do Terceiro Setor – acontece na quarta (25) e quinta-feira (26), na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), também no Derby.

Durante o workshop, os participantes holandeses e pernambucanos serão divididos em dois grupos mistos. Um se debruçará sobre plantas do Bairro expandido do Recife em busca de soluções sob a perspectiva do planejamento físico. Já o outro trabalhará as mesmas plantas do ponto de vista do patrimônio. Nas duas salas, haverá uma designer responsável por transformar as ideias dos profissionais em projetos concretos, a serem expostos ao final do evento, na sexta-feira (27), a partir das 9h30, na Fundaj (Derby).

Na quarta (25) e quinta-feira (26), também serão promovidas palestras – abertas ao público e com tradução simultânea – sobre os temas “A cidade holandesa contemporânea” e “Patrimônio economicamente sustentável”. Os seminários acontecem a partir das 18h30, na Fundaj, com inscrições no local.

SEGUNDA EDIÇÃO – A primeira edição do rXa aconteceu em 2011, quando arquitetos e urbanistas locais realizam o mesmo trabalho em Amsterdã, cidade com características urbanas similares ao Recife, em especial o fato de ser cortada por rios.

Maiores informações: http://recifeamsterdam.blogspot.com.br/

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: