//
você está lendo...
Ações e mobilização

#OcupeEstelita continua

22.04.2012 das 11h às 16h no Cais José Estelita, Recife-PE

Neste domingo(22) acontece a segunda edição do #OcupeEstelita. Vamos ocupar o Cais semanalmente,  mostrando que outra cidade é possível! Desta vez a organização está sendo feita em conjunto com participantes do Projeto Mambembe – grupo de estudo formados por cursos de arquitetura do nordeste – e o resultado é que agregaremos às atividades da ocupação, uma rodada de debates, com a presença de Tomaz Lapa de Menezes (Professor de Arquitetura e Urbanismo da UFPE); Lúcia Veras (Professora de Arquitetura e Urbanismo da UFPE); Marília Cireno (Arquiteta, participa do Coletivo Atelier 6) (Link para o site do Coletivo, se tiver) ; e Cesar Barros (Arquiteto).

A proposta é que os palestrantes façam as suas observações a respeito da construção das 13 torres promovida pelo Projeto Novo Recife, e como este megaempreendimento afetará a vida dos moradores da região e da cidade como um todo. Após as palestras haverá espaço para perguntas e debate aberto.

As atividades do Ocupe Estelita têm início às 11h e seguem até às 16h, com apresentações de bandas e grupos musicais, exibição de filmes, atrações e prformances artísticas, grafitagem, Free Speech, circo, piscina, além é claro do que os ocupantes desejarem compartilhar e principalmente, a companhia e convivência com pessoas interessadas num projeto diferente de cidade.

#OCUPEESTELITA: Ato da sociedade civil, organizado de forma descentralizada através da internet, com o objetivo de protestar contra o projeto intitulado “Novo Recife”, que prevê a construção de torres empresariais e residenciais de luxo na área. A primeira edição aconteceu no último domingo, 15 de abril, com presença de mais de 1.000 pessoas. O sucesso deste primeiro momento levou à rápida mobilização para a continuidade das ocupações de forma mais cotidiana, aproveitando o espaço criado para ampliação do debate. O ato constitui-se da ocupação, por um dia, da área do Cais, com atividades abertas e promovendo o encontro pacífico entre as milhares de pessoas que estão se posicionando em debate e a favor de uma nova política urbana na cidade. A defesa do Cais José Estelita tornou-se um símbolo para uma pauta que se amplia, do uso dos lotes urbanos de forma ambientalmente responsável e que seja socialmente justo, à noção do direito às cidades sustentáveis. A ocupação faz parte do conjunto de ações que vêm sendo tomadas por grupos da sociedade civil diante da urgência dessa responsabilização do poder público sobre essas pautas.

MAMBEMBE 2012: Entre os dias 20,21 e 22 de abril Recife será sede palco de para vivências, debates e mesas redondas voltadas para estudantes de arquitetura, que conta com participantes dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O tema não poderia ser mais oportuno: “Discutindo o novo Recife”. O objetivo do grupo é avaliar a situação em que o Cais José Estelita se encontra atualmente, para então formular uma opinião sobre a proposta do Projeto Novo Recife de intervenção na área, e avaliar sua relevância para combater a degradação do local e dinamizar a área como um todo.

Grupo Direitos Urbanos | Recife: http://www.facebook.com/groups/233491833415070/

Flickr Direitos Urbanos | Recife: http://www.flickr.com/photos/direitosurbanos/

#ocupeEstelita(15/04)( fotos): http://flic.kr/p/byVezW / http://flic.kr/p/bMQ2gt




Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: