//
você está lendo...
Artigos

Clipping – Ocupe Estelita

16.04.2012

Centenas de pessoas protestam contra projeto no Cais José Estelita, no Recife (NE TV)

Grupo protesta contra construção de edifícios no Cais José Estelita (TV Jornal)

João da Costa promete PPP para reurbanizar a área do Coque


JC Impresso> Um dia de atividades e protesto

Uma manifestação reuniu, ontem, no Cais José Estelita, área central do Recife, centenas de pessoas contrárias ao Projeto Novo Recife. O movimento OcupaEstelita começou nas redes sociais. Com o objetivo de discutir o modelo urbano do Recife, os manifestantes realizaram atividades artísticas para pedir a preservação de armazéns, hoje abandonados na área.

Muitos pais levaram os filhos para o ato que se estendeu durante todo o dia de ontem. Palcos improvisados foram montados no trecho e artistas se revezavam nas apresentações. De acordo com Leonardo Cisneiros, integrante do Grupo Direitos Urbanos, um dos organizadores do ato, ninguém está contra o desenvolvimento da cidade, mas acredita que o modelo que está será implantado precisa ser revisto.

O grupo está colhendo assinaturas para um abaixo-assinado que será entregue a órgãos como Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)


15.04.2012

G1 – Veja fotos do movimento Ocupe Estelita, no Recife

DR – Consórcio Novo Recife se manifesta sobre o movimento Ocupe Estelita

NE 10 – Manifestantes usam atividades lúdicas para pedir preservação de cais

Pernambuco.com #OcupeEstelita acontece neste domingo

Recifoco – Ocupe Estelita…


14.04.2012

NE 10 – Domingo de manifestação no Cais José Estelita

JC Impresso> Projeto Novo Recife terá áreas públicas

Obra de revitalização do Cais José Estelita, área central da capital, não terá apenas edifícios. Consórcio assegura que haverá áreas verdes, ciclovia e um espaço cultural.

O Projeto Novo Recife, que prevê construção de um empreendimento imobiliário no Cais José Estelita, área central da capital, terá espaço público e acesso aos moradores. É o que garante o Consórcio formado pela Moura Dubeux, Queiroz Galvão, Ara Empreendimentos e GL Empreendimentos, responsável pelo futuro bairro. Diante das críticas feitas por parcela da sociedade, o grupo lembra que a meta é realizar a urbanização da área, hoje totalmente degradada e abandonada, implantando áreas verdes, ciclovia e um espaço cultural.

Eduardo Moura, diretor de Desenvolvimento Imobiliário da Moura Dubeux, pondera que as pessoas que criticam o Novo Recife consideram apenas a verticalização proposta, esquecendo os benefícios. Ele rebate o argumento de que o futuro bairro complicará ainda mais a mobilidade da cidade, lançando mais carros no Cais José Estelita.

Ao contrário. Hoje, um médico que trabalha no polo da Ilha do Leite, por exemplo, vai morar em Boa Viagem ou Casa Forte e, todos os dias, sofre para se deslocar de casa para o trabalho. Se for dada a ele a opção de moradia perto do trabalho, num lugar agradável, é provável que aceite. Sendo assim, o deslocamento será menor e estaremos evitando que seja mais um veículo nos corredores da cidade, argumenta.

Moura pondera também que o projeto trará outros benefícios para a cidade, resultado das ações mitigadoras exigidas pela prefeitura. Nós vamos construir uma via ligando o Bairro de São José à Ilha do Leite, além de abrir diversas ruas de acesso na área. Também iremos restaurar a Igreja Matriz de São José, localizada na Rua Imperial, que hoje sofre com a degradação, e, a pedido do Iphan, preservaremos os antigos galpões da Rede Ferroviária Federal, garante.

Eduardo Moura diz que, desde que foi pensado, o Projeto Novo Recife está em discussão junto à Prefeitura do Recife e aos órgãos de preservação histórica, como o Iphan.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Assine o blog pelo Facebook

%d blogueiros gostam disto: