//
você está lendo...
Estudos

Slides de apresentação de Jan Bitoun – “Recife, Cidade Educadora”

Compartilhamento do Bruno de Souza 

Compartilho uma apresentação realizada pelo professor Jan Bitoun numa das etapas preparatórias da Conferência Municipal de Educação do Recife ocorrida em 2009. O tema de tal Evento foi “Cidade Educadora” e o referido professor trouxe excelentes contribuições sobre a questão urbana no Recife.

Três coisas ditas pelo professor me marcaram até hoje:

1) A falta de espaços que promovem interações horizontais no Recife, ou seja, locais públicos onde as pessoas possam gozar da condição plena de cidadãos.

2) O fato de que desde o período da colonização Holandesa já existia mapas com o levantamento das áreas próprias e impróprias para moradia no Recife.

3) A ocupação sem planejamento e promovida a custa de injustiças propiciou situações em que numa mesma rua, podemos ter diferentes IDHs e diferentes expectativas de vida.

O Recife tem um grande número de bairros populares cuja população não podemos estimar, mas é enorme a sua concentração sobre os morros do Noroeste da Cidade. É um terreno magnífico para fazer uma cidade popular modelo, mas é preciso dar-lhe um tratamento diferente e acreditarmos com Gilberto Freire que é preciso não pensar na sua transformação em habitat de tipo europeu e, sim, no melhoramento do habitat nativo, sob o aspecto da higiene e num tipo de urbanização original.
O sítio é magnífico, mas os trabalhos são consideráveis. Entretanto temos certeza que bons urbanistas dariam um tratamento adequado a esse grande bairro que, de uma maneira muito interessante, viria permitir uma vida sadia a essa população subproletarizada ou em rápida via de subproletarização.” (LEBRET L.J. Série Planificação Econômica III – CODEPE, RECIFE 1955)

Outra informação chocante, é que, segundo dados de 2000, a esperança de vida no Coque era de 63 anos, enquanto em Paissandu 76 anos. Apena um rio “separa” 13 anos de diferença no quesito expectativa de vida.

View this document on Scribd
Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Assine o blog pelo Facebook

%d blogueiros gostam disto: